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Criada em 2001 e instalada em 2002, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANATQ) é uma entidade que integra a Administração Federal indireta, de regime autárquico especial, com personalidade jurídica de direito público, independência administrativa, autonomia financeira e funcional, vinculada ao Ministério da Infraestrutura.

Neste sentido, a ANTAQ tem por finalidade implementar as políticas formuladas pelo Ministério da Infraestrutura e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária.

Corresponde ao espaço situado à beira do mar ou de um rio que permite, através de sua infraestrutura, que os navios realizem operações de (i) descarga e carga e (ii) de desembarque e embarque.

Os TUPs são terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para empresas privadas, localizados fora da área do porto organizado.

Principal unidade padrão de medida para os contêineres no comércio marítimo, que corresponde a um contêiner padrão de vinte pés de comprimento.

Corresponde ao local específico no terminal marítimo no qual o navio atraca para fazer o embarque e desembarque de cargas.

Corresponde a parte do navio que fica submersa. Tecnicamente, essa é a distância, que pode ser medida em metros ou pés, entre a lâmina d’água e a parte mais baixa do navio

Tempo médio de permanência (armazenagem) de um determinado volume de contêineres na área de armazenagem de um terminal de contêineres.

Indicador de produtividade que indica o número de movimentações de contêineres por hora de um terminal, de um equipamento ou da operação de um navio.

Corresponde ao contêiner com equipamento próprio de refrigeração. Na maioria das vezes, é utilizado para o transporte de cargas perecíveis e que, para isso, possui motor próprio que fornece refrigeração para manter a temperatura da carga em até -25ºC, de acordo com o produto.

Fabricado a partir de ligas de aço, possui relevante resistência que permite que seja mantido a céu aberto, sem comprometer a sua estrutura e sua carga. Adicionalmente, por conta da sua grande versatilidade, este tipo de contêiner é utilizado para cargas gerais, além de atender muito bem a demanda de projetos personalizados.