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O BRZ Infra Portos FIP-IE (“Fundo”) tem como estratégia investir em companhias dentro do setor portuário brasileiro e participar da gestão de forma ativa. O Fundo detém participação de 22,9% na Itapoá Terminais Portuários S.A. (“Porto Itapoá”), atualmente o quarto maior terminal de containers do Brasil.

De forma suplementar, durante os 2 (dois) primeiros anos contados da Data de Liquidação, o Fundo poderá investir em Valores Mobiliários de outras Sociedades Alvo operacionais (brownfield) ou pré-operacionais (greenfield), sendo certo que recursos captados através de eventuais Ofertas Subsequentes ou oriundos de recebimento de frutos (tais como, dividendos, juros sob capital próprio, entre outros) ou de venda dos investimentos já realizados serão prioritariamente utilizados para aquisição de potenciais saldos remanescentes de participação direta e/ou indireta no Porto Itapoá hoje detidas pelo Fundo Portos e pelo Fundo Empreendedor.

Porto Itapoá

Porto Itapoá

Capacidade de movimentação anual: 1,2 milhão de TEUs

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis e eficientes da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 1,2 milhão de TEUs por ano e está rumo a fase final de sua expansão que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente.

O modelo de negócios da Companhia está baseado na geração de valor através da prestação de serviços portuários ligados à movimentação e armazenagem de cargas conteinerizadas: exportação, importação, transbordo e cabotagem. Ao longo dos anos, o porto construiu fortes parcerias com players globais que resultaram em acordos comerciais com os principais armadores que operam na costa brasileira, tais como: Maersk, MSC, CMA CGM, Hapag Lloyd, Evergreen, Yang Ming, Cosco, PIL. Isto possibilitou a expansão dos serviços do Porto com linhas de navegação regulares para toda a costa brasileira e todos os continentes.

O Porto Itapoá localiza-se no município de Itapoá (SC), no interior da Baía da Babitonga, que é margeada pela cidade de Joinville, a mais populosa do estado de Santa Catarina e uma das mais industrializadas na região. Itapoá fica ao norte do Estado, na fronteira com o Paraná, próximo a Curitiba que é a cidade mais populosa do Paraná.  

Em termos de acesso terrestre, o terminal tem via dedicada conectada à SC-415, sem interferência de centros urbanos, o que auxilia o tráfego ao redor do terminal trazendo maior celeridade aos processos logísticos. Itapoá tem ainda área própria já disponível para execução dos projetos de expansão, sem necessidade de aquisição de novas áreas e sem interferência a centros urbanos, o que possibilita resposta rápida aos cenários de crescimento de demanda.  

Adicionalmente, a área retroportuária do terminal, localizada entre os municípios de Itapoá e Garuva, é composta por 12 milhões de m², pouco explorados e já contemplados no Plano Diretor do Município para receber empreendimentos complementares à operação portuária e industrial. Isto posto, após a inauguração do porto, uma série de empresas de logística se instalaram na região, expandindo a infraestrutura logística do local e potencializando o crescimento do terminal.

Atualmente, a infraestrutura do terminal conta com (i) 2 berços de atracação, totalizando 800 metros de cais linear, (ii) calado natural nos berços de 16 metros, (iii) área de pátio operante de 250 mil m², (iv) área para desenvolvimento de pátio adicional de 200 mil m² e (iv) equipamentos de ponta que garantem a agilidade e segurança do terminal, dentre os quais 6 portainers super post Panamax.