Pular para conteúdo

Estratégia

O Fundo tem como objetivo potencializar o fluxo de dividendos e a valorização das cotas, através do investimento em ativos diferenciados do setor portuário. Neste sentido, o Fundo tem como estratégia participar na governança das empresas investidas com gestão ativa, o que favorece o alinhamento de interesses das empresas investidas com aqueles dos Investidores.

Vantagens Competitivas

O Porto Itapoá, primeiro investimento do Fundo, representa um ativo de infraestrutura portuária de alta qualidade, com histórico operacional consolidado e características estruturais que sustentam sua atratividade de longo prazo. 

Lançado em 2011, o Terminal atingiu 100% de ocupação em 2015 e realizou sua primeira expansão de capacidade em 2018, refletindo a rápida maturação do ativo, a aderência da demanda e a efetividade da estratégia de crescimento adotada desde sua entrada em operação. 

Sua localização estratégica, aliada à parceria com sócio armador, confere vantagens competitivas relevantes, favorecendo ganho de eficiência e crescimento ao longo do tempo.

O setor portuário de contêineres apresenta barreiras de entrada significativas, que roforçam a posição competitiva do ativo, incluindo: (i) alto investimento para implantação de novos terminais, (ii) escassez de propriedades com aspectos físicos adequados para atividade portuária - águas abrigadas com grande profundidade, localização perto de centros econômicos relevantes e a disponibilidade de acessos logísticos de qualidade e (iii) da grande dificuldade para obtenção das licenças para dar início à operação.

O Porto Itapoá não apresenta riscos de implantação ou pré-operacionais, dado que já opera desde 2011.

Adicionalmente, o investimento comtempla um ativo de natureza perpétua, uma vez que o Terminal opera como Terminal de Uso Privado (TUP), com prazo indeterminado para o exercício de sua atividade econômica original.

O mercado de movimentação de contêineres no Brasil apresenta crescimento estrutural consistente, sustentado pela evolução do comércio exterior e pela maior integração logísitca do país, mesmo distante de ciclos macroeconômicos adversos e da histórica limitação de investimentos em infraestrutura, o que reforça o racional de investimento no ativo.

Site do Porto Itapoá: http://www.portoitapoa.com.br/

O fundo, através do seu gestor, participa ativamente do processo decisório da companhia investida, com efetiva influencia na definição de sua politicas, dentre as quais, estratégica, financeira e administrativa;

Estrutura de investimento, hoje, que confere tratamento tributário favorecido, com isenção de Imposto de Renda sobre amortização e resgate de cotas e alíquota zero sobre ganhos de capital na venda de cotas para pessoas físicas, nos termos do regulamento do Fundo.

Listagem do BRZ Infra Portos na B3 permite maior liquidez para as cotas, com base de investidores diversificada, incluindo pessoa física