O Porto Itapoá, primeiro investimento do Fundo, representa um ativo de infraestrutura portuária de alta qualidade, com histórico operacional consolidado e características estruturais que sustentam sua atratividade de longo prazo.
Lançado em 2011, o Terminal atingiu 100% de ocupação em 2015 e realizou sua primeira expansão de capacidade em 2018, refletindo a rápida maturação do ativo, a aderência da demanda e a efetividade da estratégia de crescimento adotada desde sua entrada em operação.
Sua localização estratégica, aliada à parceria com sócio armador, confere vantagens competitivas relevantes, favorecendo ganho de eficiência e crescimento ao longo do tempo.
O setor portuário de contêineres apresenta barreiras de entrada significativas, que roforçam a posição competitiva do ativo, incluindo: (i) alto investimento para implantação de novos terminais, (ii) escassez de propriedades com aspectos físicos adequados para atividade portuária - águas abrigadas com grande profundidade, localização perto de centros econômicos relevantes e a disponibilidade de acessos logísticos de qualidade e (iii) da grande dificuldade para obtenção das licenças para dar início à operação.
O Porto Itapoá não apresenta riscos de implantação ou pré-operacionais, dado que já opera desde 2011.
Adicionalmente, o investimento comtempla um ativo de natureza perpétua, uma vez que o Terminal opera como Terminal de Uso Privado (TUP), com prazo indeterminado para o exercício de sua atividade econômica original.
O mercado de movimentação de contêineres no Brasil apresenta crescimento estrutural consistente, sustentado pela evolução do comércio exterior e pela maior integração logísitca do país, mesmo distante de ciclos macroeconômicos adversos e da histórica limitação de investimentos em infraestrutura, o que reforça o racional de investimento no ativo.
Site do Porto Itapoá: http://www.portoitapoa.com.br/